O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, manifestou “gratidão” e “alegria” pela eleição do Papa Leão XIV, destacando a sua simplicidade, proximidade e sensibilidade humana.
D. Rui Valério recordou o impacto das suas conversas com o novo pontífice, durante a visita Ad Limina dos bispos portugueses ao Vaticano, em Maio de 2024, nomeadamente a preocupação com migrantes em Portugal e projetos sociais. Sublinhou ainda a ênfase do Papa numa Igreja aberta ao mundo, construtora de pontes e promotora da paz.
Para o bispo de Lisboa, Leão XIV continuará o legado de Francisco, com uma Igreja missionária, sinodal e atenta aos pobres, revelando já uma espiritualidade marcada pela tradição agostiniana.
O Patriarca salientou ainda que a eleição de Leão XIV representa um sinal de esperança para o futuro da Igreja, destacando a coerência entre as suas palavras e o testemunho de vida.
Encarando os desafios atuais com humanidade e fé, o novo Papa mostra-se comprometido com um cristianismo que se vive no concreto do mundo, próximo dos que sofrem e fiel à mensagem evangélica, conclui o Patriarca.
__________
*com Agência Ecclesia