O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, dirigiu hoje, segunda-feira, dia 5, uma carta a todo o clero e fiéis do Patriarcado de Lisboa convocando à intensificação da oração pelo Conclave que terá início em Roma no próximo dia 7 de Maio e que escolherá o novo Papa.
Na mensagem, D. Rui recorda com gratidão o ministério do Papa Francisco, cujos frutos “confiamos nas mãos do Pai do Céu”, e sublinha a importância espiritual do momento que a Igreja vive: “todos somos chamados a viver com particular intensidade espiritual”, afirmou, citando a promessa evangélica de Cristo a Pedro como fundamento da confiança da Igreja neste processo.
O Patriarca convida todas as comunidades e grupos a incluírem, nas suas orações pessoais e litúrgicas, preces especiais pela eleição do novo Sumo Pontífice. Recorda ainda as orientações do Secretariado Nacional de Liturgia para que nas Laudes, Vésperas e Orações Universais da Missa sejam incluídas súplicas por esta intenção.
Como exemplo de prece, é sugerida a seguinte:
"Para que o Senhor nosso Deus, pastor e guia de todos os crentes, dê à Igreja um novo Papa, princípio e o fundamento visível da unidade na fé e da comunhão na caridade. Oremos."
D. Rui Valério conclui a missiva exortando os fiéis a manterem-se unidos na oração, à semelhança da primeira comunidade cristã reunida com Maria e os Apóstolos.