O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, presidiu este domingo, 4 de Maio, à festa em honra de São José Operário, no Bairro do Zambujal, marcada por uma procissão pelas ruas e por uma Missa campal cheia de simbolismo. A celebração assinalou também o último dia de luto oficial pela morte do Papa Francisco, falecido a 21 de Abril.
Na homilia, D. Rui destacou o exemplo de São José como homem de fé, trabalho e amor pelos outros, e convidou os fiéis a “praticar um ato de amor como ele praticou tantas vezes”. Recordando o Papa Francisco, referiu a devoção do pontífice a São José, sublinhando que “não há nada mais belo do que um trabalhador apaixonado pelo que faz”.
O Patriarca regressou assim ao Zambujal, depois de ali ter estado no Dia Mundial dos Pobres, em Novembro passado. A celebração contou ainda com a participação de crianças da catequese, que ofereceram flores às mães, e com a presença de autarcas locais. Num gesto de fé e comunhão, D. Rui Valério apelou à oração pelos cardeais que se preparam para eleger o novo Papa.
______
*com Comunicação do Patriarcado