Amanhã, domingo, 4 de Maio, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, presidirá à procissão e Missa em honra de São José no Bairro do Zambujal, na Amadora, marcando o nono e último dia de luto oficial pela morte do Papa Francisco. A celebração terá início às 10h30 e constitui uma homenagem solene ao legado do Pontífice recentemente falecido.
De acordo com a tradição da Igreja Católica, o luto oficial após a morte de um Papa estende-se por nove dias, começando no dia do funeral. Assim, esta celebração no Zambujal assume um valor simbólico acrescido, não só por encerrar esse período de luto, mas também por ocorrer num espaço representativo das "periferias" a que o Papa Francisco tantas vezes apelou que a Igreja se dirigisse.
O gesto do Patriarca de escolher o Zambujal reflete essa mesma inspiração pastoral. Será também ocasião para orações dirigidas a Deus, num momento especial da vida da Igreja, particularmente pelos Cardeais que se preparam para eleger o novo Papa.
Recorde-se que foi neste mesmo bairro que, em Novembro do ano passado, no âmbito do “Dia Mundial dos Pobres”, D. Rui Valério escolheu erguer a voz contra a pobreza, afirmando que “o flagelo da pobreza só pode ser derrotado com o compromisso de todos”. Nessa altura, entre ruas marcadas pela dureza da vida e pelo calor humano dos moradores, o Patriarca apelou à União Europeia para que acorde para “o rosto mais cruel da desigualdade”.
______
*com Patriarcado