No regresso de Roma, após participarem no Jubileu dos Jovens, cerca de 500 peregrinos do Patriarcado de Lisboa fizeram ontem, segunda-feira, 4 de Agosto, uma paragem no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França, para rezar a Via Sacra. A meditação foi conduzida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, que desafiou os jovens a viverem cada estação como um ato de doação.
“Em cada estação, Jesus dá alguma coisa”, destacou o Patriarca, lembrando que Cristo oferece a sua vida, os seus gestos e palavras, até se entregar totalmente ao Pai. Inspirado numa frase do Papa Leão XIII — “Fomos feitos não para uma vida onde tudo é óbvio e parado, mas para uma existência que se renova constantemente no dom, no amor” —, D. Rui Valério convidou os jovens a percorrer a Via Sacra como caminho de entrega e de amor.
Durante a meditação, o Patriarca aplicou esta reflexão à vida concreta dos peregrinos: “Em cada estação, também nós damos o nosso próprio ser, a nossa própria força, a nossa própria vida”, incentivando-os a dizer o seu “Sim” a Deus, assumindo o compromisso de viver o Evangelho e a santidade.
O Patriarca sublinhou ainda que, na Via Sacra, se cruzam “duas histórias”: a da violência e injustiça, que conduz à morte do inocente, e a do perdão e do amor, protagonizada por Jesus Cristo. “É neste mundo, marcado por guerras como as de Gaza e da Ucrânia, que somos chamados a fazer acontecer a outra história, a história dos filhos de Deus”, afirmou.
Ontem, ao final do dia e princípio da noite, após a Via Sacra, os peregrinos participaram na procissão das velas, a que se seguiu a celebração da Eucaristia.
Os jovens da Diocese pernoitaram em Lourdes, manhã cedo teve lugar uma Eucaristia, antes de retomar a viagem para Lisboa. A chegada à capital portuguesa está prevista para a tarde de hoje, terça-feira, 5 de Agosto.