O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, deu posse ao Padre João Vergamota, de 43 anos, como Vigário-Geral do Patriarcado de Lisboa, numa cerimónia realizada na tarde desta quarta-feira, dia 4 de Fevereiro, na Casa Patriarcal, em Moscavide.
A cerimónia decorreu na presença dos Bispos Auxiliares de Lisboa, D. Nuno Isidro, D. Alexandre Palma e D. Rui Gouveia. A leitura da ata da posse e do juramento foi feita pelo Vice-Chanceler do Patriarcado, Padre Francisco Simões.
A nomeação do Padre João Vergamota foi formalizada por decreto patriarcal datado de 22 de Janeiro, Solenidade de São Vicente, padroeiro da Diocese de Lisboa. Atualmente pároco de Santa Joana, Princesa, o sacerdote passa agora a integrar a Vigararia-Geral do Patriarcado.
João Alberto Simão Amaral Vergamota foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 2008. Possui uma sólida formação académica, sendo doutorado em Direito Canónico pela Faculdade de Direito Canónico da Universidade Eclesiástica de San Dámaso, em Madrid (2020). É ainda licenciado em Direito Canónico pelo Instituto Superior de Direito Canónico (2014) e em Teologia pela Faculdade de Teologia (2008), ambas da Universidade Católica Portuguesa.
Além do serviço pastoral, o Padre João Vergamota desempenha várias funções na estrutura diocesana e académica: é diretor do Instituto Superior de Direito Canónico da Universidade Católica Portuguesa desde 2020, Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça do Tribunal Patriarcal de Lisboa, membro do Conselho Presbiteral e assistente da Associação dos Juristas Católicos desde 2022.
Com esta tomada de posse, a Vigararia-Geral do Patriarcado de Lisboa passa a contar com três Vigários-Gerais: D. Nuno Isidro Cordeiro, que assume também as funções de Moderador da Cúria Patriarcal, o Padre Francisco Simões e o recém-empossado Padre João Vergamota.