O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, presidiu ontem, segunda-feira, à Eucaristia na Catedral de São João Batista, em Turim (Itália), onde se encontra o Santo Sudário, e exortou os jovens portugueses a assumirem um papel ativo na transmissão da fé.
“O futuro de Portugal e de Lisboa, em termos de fé, depende essencialmente de vós”, afirmou o Patriarca, sublinhando que os jovens são protagonistas da missão evangelizadora da Igreja.
A celebração reuniu mais de 1600 peregrinos do Patriarcado de Lisboa, que participam no Jubileu dos Jovens em Roma., evento que tem início hoje e decorre até 3 de Agosto, com mais de 11 mil participantes portugueses.
Na homilia, D. Rui Valério fez um paralelo entre a vida cristã e o Santo Sudário, o pano de linho que, segundo a tradição, envolveu o corpo de Jesus após a crucificação. “O que encontras aqui é um chamamento, uma voz que te pede para que, tu próprio, te faças Sudário”, disse, incentivando os jovens a serem instrumentos de vida e evangelização.
O Patriarca destacou que, assim como o Sudário, outrora sinal de morte, hoje é testemunho da vitória da vida, também cada cristão deve ser sinal da ressurreição. Inspirando-se no beato Pier Giorgio Frassati, jovem italiano patrono da JMJ Lisboa 2023, D. Rui Valério desafiou os jovens a não terem medo da cruz nem de se aproximarem dos “crucificados” da sociedade atual.
“Vamos interceder junto de Pier Giorgio Frassati, São João Bosco e São José Allamano para que nos ajudem a ser, com simplicidade e assertividade, novos Sudários da humanidade e de Cristo”, concluiu.
Após 24 horas em Turim, os jovens peregrinos portugueses partiram rumo a Roma para participar nas atividades do Jubileu dos Jovens, no âmbito do Ano Santo 2025, evento que tem início hoje e decorre até 3 de Agosto.