A missão no Bairro da Boavista prossegue esta semana com a oração do Terço em diversos lugares do bairro, acompanhada pela imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Em cada noite, a oração é orientada por diferentes paróquias da Vigararia Lisboa V, envolvendo toda a comunidade neste caminho espiritual comum.
Nesta segunda-feira, as paróquias do Bairro Padre Cruz e de Carnide conduziram a oração no pátio do Centro de Acolhimento Infantil do Bairro da Boavista — instituição da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa — juntamente com o grupo do Terço dos Homens, que habitualmente se reúne na igreja de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz.
No final da oração, D. Alexandre Palma, Bispo Auxiliar de Lisboa que acompanha a cidade, agradeceu a todos a presença e o empenho, sublinhando o verdadeiro sentido desta missão. “Esta missão tem por objetivo trazer o Jubileu da Esperança para a rua”, afirmou, acrescentando que “a missão não é coisa complicada. A missão é a coisa mais simples: é sermos aquilo que somos.”
O prelado explicou ainda:
“É sermos aquilo que somos — sempre, em qualquer lugar: em casa, nas nossas comunidades, mas também aqui, na rua do nosso bairro, no trabalho. A missão é isto: se somos de Jesus, se somos cristãos, se somos do Evangelho, então a missão é sermos sempre aquilo que somos. É isso que fazemos hoje na rua, ao longo desta semana — aquilo que celebramos nas igrejas e rezamos em casa, testemunhamos também na rua. Isso é missão.”
A oração do Terço continua esta terça-feira sob orientação da Paróquia da Pontinha, na quarta-feira pela Paróquia do Bairro da Serafina e na quinta-feira pela Paróquia de Benfica. Na sexta-feira, a imagem peregrina percorrerá as ruas do bairro em procissão de velas.
A semana missionária culminará no sábado com a Festa da Missão, um momento de alegria e celebração animado pelos jovens da Vigararia Lisboa V.
Esta Missão Jubilar, promovida pela Vigararia Lisboa V, tem como objetivo preparar a comunidade do Bairro da Boavista para um momento marcante: a dedicação da nova igreja do bairro, que terá lugar no próximo dia 14 de dezembro.