Comemora-se esta semana e até ao próximo domingo, 9 de novembro, o Jubileu da Missão na Diocese de Lisboa, uma semana que pretende ser de partilha, oração e compromisso missionário. Cada vigararia da Diocese foi convidada a realizar uma missão concreta adaptada à realidade local.
Na vigararia Lisboa V, a que pertence a Paróquia de Benfica, a missão acontece na Paróquia de São José, no bairro da Boavista. Este Domingo, 2 de novembro, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, deu início a estasemana de missão, neste bairro da freguesia de Benfica, presidindo a uma missa na qual convidou cada cristão a ser “missionário da esperança no mundo através da palavra e do exemplo de Jesus Cristo”. “Assinalamos, no início desta semana, que queremos para Lisboa, para toda a Diocese de Lisboa, uma semana missionária, uma semana em que vamos falar de Jesus, porque quando nós falamos de Jesus estamos sempre a falar bem, estamos sempre a dizer coisas maravilhosas”, salientou.
Na celebração da missa estiveram presentes o Provincial da Congregação, dos Dehonianos, o vigário da vara, padre Nuno Rosário Fernandes, o pároco do Bairro da Boavista, o padre Ricardo Freire e o padre Manuel Barbosa, sacerdote Dehoniano com responsabilidades na Conferência Episcopal Portuguesa. Também presente durante esta celebração esteve uma das imagem peregrinas de Nossa Senhora, do Santuário de Fátima, a número dois, que vai acompanhar esta missão ao longo de toda a semana e diante da qual o Patriarca D. Rui Valério consagrou esta semana de missão.“Isto é uma missão que nós teremos de realizar em toda a Igreja de Lisboa, mas aqui concretamente no bairro da Boavista a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Rainha das Missões, nos acompanhe, nos consagre e nos leve com ela e ela connosco”, pediu o Patriarca de Lisboa.
Em declarações à Rádio Amparo, o padre Ricardo Freire, pároco da Igreja de São José do bairro da Boavista, explicou o programa da vivência desta semana.
“Ao longo da semana temos quatro dias com a celebração do Terço Comunitário em lugares emblemáticos do bairro. No último dia, que é sexta-feira, esse momento de Terço será feito em procissão pelo bairro, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que está aqui entre nós. No sábado, o Pastoral Juvenil da Vigararia e os jovens das várias paróquias, vão começar aqui as atividades deste ano pastoral com uma festa missionária durante a tarde”, referiu o padre Ricardo Freire.
O religioso Dehoniano sublinhou ainda que esta missão é de toda a vigararia naquele bairro. “Nós somosreceptores desta missão. A missão é das várias paróquias que acompanham a Vigararia, as dez paróquias. Toda a Vigararia está canalizada, está a confluir para aqui, porque aqui é o lugar da missão. E a missão, eu penso que vem, sobretudo, despertar as consciências para dizer, ‘vocês têm aqui a Igreja, a continuadora de Jesus Cristo, para vos trazer uma palavra de conforto, para estar convosco em todas as situações da vossa vida”, explicou o padre Ricardo Freire.
Depois da missa deste Domingo, houve ainda uma missão porta a porta pelas casas do bairro da Boavista, para dar a conhecer o programa e convidar as pessoas a participar nas atividades da semana. Um momento que contou também com a presença de D. Rui Valério.
Esta missão jubilar levada a cabo na Vigararia Lisboa 5 tem, assim, como objetivo ajudar a comunidade do Bairro da Boavista a preparar-se para a abertura e dedicação da nova Igreja daquele bairro, que vai acontecer no próximo dia 14 de dezembro.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.