Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Bispo das Forças Armadas e de Segurança: Defesa Europeia exige "compromissso com a paz"
D. Sérgio Dinis presidiu ao Dia do Combatente, no Mosteiro da Batalha. Presidente da República e ministro da Defesa marcaram presença no evento que também evocou o 107.º aniversário da Batalha de La Lys
Por João Naia
Publicado em 09/04/2025 19:32 • Atualizado 09/04/2025 19:36
Sociedade
D. Sérgio Dinis presidiu à Missa nas cerimónias do Dia do Combatente (Foto: Ordinariato Castrense)

Assinalou-se nesta quarta-feira, no Mosteiro da Batalha, o Dia do Combatente e o 107.º aniversário da Batalha de La Lys. Na homilia da Missa que marcou as cerimónias, o bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Sérgio Dinis, alertou para os desafios atuais que a Europa enfrenta no campo da Defesa e apelou a um compromisso renovado com a paz.

O Bispo do Ordinariato Castrense de Portugal sublinhou que a Defesa Europeia “deve ser mais do que um sistema militar” – deve refletir a unidade, a memória comum e a dignidade humana. 

Na sua intervenção, D. Sérgio Dinis evocou ainda o exemplo dos combatentes como inspiração para todos os que servem a sociedade, pedindo que se tornem “promotores da paz”.

A cerimónia incluiu um momento de homenagem ao Soldado Desconhecido, com deposição de flores e uma evocação do “sacrifício anónimo” de tantos pela liberdade, na Sala do Capítulo.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro da Defesa, Nuno Melo, e de altas patentes militares.

Comentários
Carregando comentários...