A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje à participação “consciente, informada e responsável” de todos os cidadãos nas eleições presidenciais, que se realizam no próximo domingo, dia 18 de Janeiro, sublinhando o voto como uma “expressão concreta” de serviço ao bem comum.
O apelo foi feito no final da reunião do Conselho Permanente da CEP, que decorreu em Fátima, e consta de um comunicado divulgado pela Agência Ecclesia. Os bispos portugueses recordam que a participação na vida democrática é um dever cívico que envolve corresponsabilidade na construção da sociedade.
“Exercer o direito de voto é uma expressão concreta do serviço ao bem comum, de corresponsabilidade na construção da sociedade e um sinal de respeito pela democracia”, refere a nota do órgão executivo da CEP.
A Conferência Episcopal Portuguesa destaca ainda a importância da ida às urnas “mesmo quando existem discordâncias em relação às opções apresentadas”, reafirmando que a participação eleitoral constitui um elemento essencial do funcionamento democrático e da cidadania activa.