O Dicastério para a Comunicação do Vaticano divulgou um comunicado no qual anuncia que o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2026 será “Preservar vozes e rostos humanos”, e que a mensagem do Papa para assinalar esse dia abordará os «riscos» e as «oportunidades» da Inteligência Artificial (IA).
Aquele organismo da Santa Sé afirma, ainda, que a “inteligência artificial pode gerar conteúdos envolventes, mas enganosos, manipulativos e prejudiciais, replicar preconceitos e estereótipos”, pelo que, para o Vaticano, o grande desafio é garantir que a humanidade continue a ser o agente orientador.
“Torna-se cada vez mais urgente introduzir a alfabetização mediática nos sistemas educacionais, ou até mesmo a alfabetização no campo da IA (MAIL, ou seja, Media and Artificial Intelligence Literacy)”, com a finalidade de garantir que as pessoas conservem o pensamento crítico e a liberdade do espírito, avança a Santa Sé.
Já numa entrevista dada, em setembro, a um portal de informação religiosa dos EUA, “Crux”, o Papa Leão XIV tinha afirmado – “Vai ser muito difícil descobrir a presença de Deus na IA”.
A mensagem será publicada em 24 de janeiro de 2026, dia da memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. E o Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado, no próximo ano, no dia 17 de maio.