Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/b99d67793256cfbddec44e4649f86e9f.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/c347996ee91e763a0f420233f3dd48ff.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/210514/slider/9477c8e2e424ca111ea91332c39628c5.png
Autárquicas 2025 - Rumo à Junta de Benfica: Candidata da CDU defende entrega de casas a residentes cadenciados
A Rádio Amparo iniciou na quinta-feira, 18 de setembro, o ciclo de entrevista com os candidatos à Junta de Freguesia de Benfica com representação da Assembleia de Freguesia.
Por Inês Jorge Caetano
Publicado em 19/09/2025 14:40 • Atualizado 19/09/2025 14:48
Local
Foto: Rádio Amparo

A abrir este ciclo de entrevistas esteve Mafalda Dias, candidata pela CDU. Tem 37 anos de idade, e é militante do PCP desde 2014. Neste momento, integra a Comissão de Freguesia de Benfica e, antes, tinha sido eleita na Assembleia de Freguesia de Benfica durante o mandato de 2017 a

Formada em Economia, trabalha como analista financeira. Define-se como defensora dos direitos dos animais, área para a qual tem feito trabalho voluntário, mesmo antes da militância partidária. 

 

Quanto à lista que encabeça, garante que é composta de gente profundamente conhecedora da freguesia: uns, militantes do PCP, outros, candidatos como independentes. Como compromisso de princípio, pretende, com a sua equipa, transformar a freguesia e envolver a população nessa transformação. 

 

Desta entrevista, destacam-se três ideias de base – a primeira, o programa ter sido feito através de um processo participativo; depois, a reivindicação junto da Câmara Municipal e do Governo como forma de desburocratizar os processos; e, por fim, a criação de um Gabinete de Apoio às Coletividades, através do qual a Junta de Freguesia sirva de facilitador a uma Ação Social de Proximidade. 

 

O programa que a CDU apresenta partiu de uma audição prévia à população, através da qual foram recolhidos 150 contributos. De entre esses contributos, conta-nos Mafalda Dias, as questões da Habitação, da Limpeza e dos Equipamentos Públicos destacaram-se, como as maiores preocupações da população. 

 

Habitação 

No que diz respeito à Habitação, Mafalda Dias admite que este é um problema de fundo, que carece de soluções de âmbito, não apenas camarário, mas também nacional. 

 

Apesar de admitir que uma junta de freguesia não tem autonomia nem capacidade para resolver este assunto, Mafalda Dias apresenta algumas soluções imediatas, que podem ser coordenadas pelos Serviços Sociais – por exemplo, os problemas da sobrelotação das habitações, e o encaminhamento dos cidadãos para os concursos que a Câmara Municipal abre para habitação em Benfica. A candidata defende que aos fogos atribuídos em Benfica, deve ser dada prioridade aos residentes carenciados de Benfica – com prioridade para quem não tem casa, mas também para famílias monoparentais ou em situação de carência económica. 

 

A candidata da CDU defende a construção de mais casas, mas alerta para que essa construção seja “não especulativa”, ou seja, feita através de parcerias Público-Público, como é o caso da construção cooperativa. 

 

Equipamentos 

Outra das prioridades do programa apresentado pela CDU, é a do reforço dos equipamentos ao serviço das populações. 

A candidata concordou que a freguesia está envelhecida, e que há idosos que nem conseguem sair de casa por morarem em prédios sem elevador. Sugeriu que a Freguesia pode apoiar melhor as populações se conseguir utilizar as cantinas de que atualmente dispõe para cozinhar mais refeições, por exemplo. A candidata, que defende uma ação social de proximidade, não entende como é que Benfica ainda não tem o Lar da 3ª Idade há tanto tempo prometido. 

 

Para já, e para que essa ação social de proximidade aconteça, Mafalda Dias aponta como prioridade o apoio às coletividades e aos movimentos associativos já existentes, para que a sua ação seja melhor articulada, e antecipa a criação de um Gabinete de Apoio às Coletividades. 

 

Mobilidade e Segurança 

À Rádio Amparo, Mafalda Dias garante que não se sente insegura na Freguesia, mas considera que há aspetos a melhorar quando se trata do tema Segurança. Disse que, mesmo na auscultação feita à população, a segurança não surgiu como uma questão prioritária. No entanto, e apesar de estar consciente que uma junta de freguesia não pode contratar polícias, lamenta, que uma Esquadra como a do Bairro da Boavista esteja desativada. 

 

Mafalda Dias apontou a iluminação, como um dos problemas que urge resolver - no Bairro das Pedralvas, na zona do Cemitério de Benfica, mas, sobretudo, na zona da Estação da CP. Para tal, defende que as juntas de freguesia podem contribuir para os planos integrados de iluminação, que são da responsabilidade das câmaras municipais. 

 

Continuando para tema Mobilidade, a CDU mantém-se, por princípio, contra a existência da EMEL. Mafalda Dias acusa esta entidade de em nada contribuir para a criação de estacionamento, sendo a sua única função a cobrança. Apesar de não poder apresentar os custos das medidas – por não haver ainda estudos prévios – defendeu a criação de estacionamento subterrâneo, sobretudo na zona da Estação da CP, e a criação de estacionamento dissuasor. 

 

Quando perguntada acerca dos temas Educação, Cultura, Juventude e Associações Desportivas, a CDU de Benfica defende que a freguesia tem de começar por cuidar dos equipamentos que tem. Não compreende como é que as obras de um Clube Desportivo como o Fofó estejam atrasadas. Também lamentou outros adiamentos crónicos: como é o caso da Biblioteca, ou das obras no Mercado de Benfica. 

 

Higiene 

Por fim, e uma vez que foi apontado pela candidata como uma das principais preocupações da população, quanto à Higiene e Limpeza da Freguesia, Mafalda Dias reclama mais meios humanos e mais meios técnicos.

 

Resumindo, Mafalda Dias admite que a principal arma de uma Junta de Freguesia é o poder reivindicativo, junto da Câmara Municipal, mas também junto do Governo. A candidata ainda teve tempo de prometer uma simplificação do site da Junta de Freguesia, que considera ineficaz; e de lançar a ideia da criação de um “Selo: Benfica com História”, destinado à dinamização do comércio na Estrada de Benfica. Mafalda Dias garantiu que a CDU tem uma equipa que representa uma força alternativa a este executivo, que está pronta para governar Benfica. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!