A Junta de Freguesia de Benfica (JFB) vai receber, entre os dias 11 e 21 de Agosto, um grupo de 16 crianças ucranianas e as suas mães — viúvas de militares — para umas férias longe do cenário de guerra que marcou profundamente as suas vidas.
Esta iniciativa, que conta com a colaboração da Associação dos Ucranianos em Portugal, da Associação das Mulheres Ucranianas em Portugal e com o apoio essencial da empresa Arquiconsult, insere-se no projeto “Crianças dos Heróis — aquecidas pelo sol e pelo amor”, criado com o propósito de proporcionar a estas famílias momentos de tranquilidade e alegria, especialmente às crianças.
De acordo com a publicação da JFB na sua página oficial na rede social Facebook, trata-se de um “pequeno gesto num mundo em conflito”, mas com profundo significado. Durante dez dias, estas crianças, com idades entre os 2 e os 16 anos, e as suas mães — acompanhadas por uma médica voluntária — vão ter a oportunidade de criar memórias felizes: visitar o mar, o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento, Fátima, o Badoca Safari Park e as Grutas de Mira D’Aire são apenas algumas das experiências preparadas com carinho.
"São crianças marcadas por perdas irreparáveis, mas com uma força silenciosa e olhos cheios de esperança", refere a nota partilhada pela Junta. A estadia foi cuidadosamente planeada para permitir que estas crianças — muitas das quais conheceram demasiado cedo o peso da dor — possam simplesmente... ser crianças.
Esta é a primeira edição de um projeto que a Junta de Freguesia de Benfica pretende continuar no futuro. Com orgulho e o coração aberto, a freguesia torna-se, assim, um símbolo de acolhimento, solidariedade e compromisso com a paz.
“Hoje, Benfica é mais do que uma freguesia. É um porto seguro. Uma casa longe de casa. Um abraço português às famílias que resistem, que choram, que lutam, mas que continuam a sonhar”, sublinha a publicação.
A esperança, a empatia e a humanidade guiam esta iniciativa, que leva o nome de Benfica além-fronteiras, como exemplo de solidariedade ativa e compromisso com quem mais precisa.