O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, fez um balanço profundamente positivo da participação portuguesa no Jubileu dos Jovens, que decorreu em Roma e culminou com a Missa de envio presidida pelo Papa Leão XIV, em Tor Vergata, perante cerca de um milhão de jovens. Entre eles, marcaram presença mais de 11 mil portugueses, incluindo 1.600 jovens do Patriarcado de Lisboa, que viajaram em 31 autocarros.
Na sua reflexão final, D. Rui Valério sublinhou a forte recordação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 durante todo o encontro: “Quer pelas referências feitas pelo Papa Leão XIV, quer pelo anúncio do tema e datas da próxima JMJ, o legado de Lisboa mostrou-se vivo no coração dos jovens que participaram no Jubileu”, afirmou o Patriarca.
D, Rui Valério destacou ainda o impacto espiritual do encontro, elogiando a sintonia dos jovens com a vida de fé: “A adesão aos tempos de oração, a familiaridade com a adoração do Santíssimo Sacramento, a procura da Reconciliação e o Santo Rosário revelam como a luz do Espírito ilumina e inspira as suas vidas.”
Para o Patriarca, esta participação foi “uma verdadeira peregrinação”, onde se consolidou “a arte de gerar esperança, a partir de cada experiência e situação vivida”. O bispo de Lisboa acrescentou que este Jubileu confirma o compromisso dos jovens com a construção de um mundo mais justo e fraterno, dando continuidade ao legado do Papa Francisco e em colaboração com o Papa Leão XIV.
A comitiva portuguesa inicia agora a viagem de regresso, com paragem no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França. A chegada a Lisboa está prevista para amanhã, terça-feira, 5 de Agosto.