A Junta de Freguesia de Benfica avança com a primeira "Casa em Movimento" de Lisboa, uma habitação rotativa e sustentável que imita o movimento de um girassol, procurando sol ou sombra. O projeto integra a transformação da Alameda Padre Álvaro Proença numa alameda eco-digital, com cinema ao ar livre, exposições e mobiliário urbano inteligente. A inauguração está prevista para o próximo mês de Outubro, avançou a revista “Time Out”.
De acordo com a publicação, "na visão da Junta, a chegada da Casa em Movimento ao seu território (a primeira em Lisboa e a segunda do país, depois da de Matosinhos) transforma a freguesia num pólo de experimentação urbana e de proximidade com a comunidade."
Com um investimento privado de 1,5 milhões de euros, a "Casa em Movimento" ficará na freguesia de Benfica durante 14 anos e produzirá mais energia do que consome, alimentando mupis interativos, bancos inteligentes e outros equipamentos urbanos. Criada por uma spin-off da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a casa modular e adaptável é revestida por painéis fotovoltaicos que funcionam como uma “segunda pele”, protegendo e gerando energia.
Premiada internacionalmente, esta “casa do futuro” será o ponto central da nova programação cultural e tecnológica de Benfica, reforçando a aposta da Junta na sustentabilidade e inovação urbana.