O Vaticano anunciou hoje a eleição de um novo Papa, após a saída do fumo branco da chaminé da Capela Sistina às 18h08 locais (17h08 em Lisboa), sinal inequívoco de que os cardeais reunidos em Conclave chegaram a um consenso.
A eleição do sucessor do Papa Francisco, falecido no dia 21 de Abril, ocorreu no segundo dia do Conclave mais global de sempre, com cardeais de 71 países, depois de três sessões de votação. A decisão foi recebida com aplausos e emoção pela multidão reunida na Praça de São Pedro, enquanto os sinos da Basílica tocavam em celebração.
Seguindo a tradição, o anúncio oficial será feito em breve pelo cardeal protodiácono, D. Dominique Mamberti, com a célebre proclamação em latim: "Annuntio vobis gaudium magnum; habemus Papam..." — “Anuncio-vos uma grande alegria; temos Papa…”.
Após o anúncio, o novo Pontífice surgirá ao balcão central da Basílica de São Pedro para a sua primeira saudação ao mundo e concederá a bênção urbi et orbi — à cidade e ao mundo — marcando o início do seu pontificado.
Milhares de fiéis de várias partes do globo acompanham com expectativa o momento em que o novo líder da Igreja Católica será apresentado e revelará o nome que escolheu para o seu pontificado.
____________
*com agências