O Papa Francisco nomeou esta quinta-feira, 21 de março, o padre Fernando Paiva, sacerdote da diocese de Setubal, como novo Bispo de Beja.
D. Fernando Paiva vai, assim, suceder a D. João Marcos que, por razões de saúde, tinha solicitado ao sumo pontífice a renúncia do cargo que assumiu ao longo dos últimos dez anos, primeiro como Bispo coadjutor e depois como Bispo titular.
O padre Fernando Maio de Paiva nasceu a 26 de novembro de 1962 em Oliveira (São Pedro do Sul), Distrito e Diocese de Viseu.
Antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como professor.
Frequentou os estudos de filosofia e teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo obtido a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004.
Foi ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005, sendo incardinado na Diocese de Setúbal.
Em 2013 obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Depois da Ordenação Presbiteral foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal; nesse mesmo ano civil foi nomeado Prefeito dos Estudos e Ecónomo do Seminário de São Paulo de Almada e em 2014 foi nomeado Vice-Reitor. Em 2017, foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada e Presidente do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada.
Foto: Diocese de Setúbal